Existem muitos estilos de decoração e pelo menos um deles, com certeza, está no seu perfil. Confira mais detalhes aqui para decorar o seu apartamento.
Conhecer diversos estilos de decoração é super importante para saber o que mais combina com a sua personalidade e não errar na hora de decorar um imóvel.
O que é qualidade de vida para você? Talvez, morar em um imóvel confortável. Ou morar perto do trabalho. Fazer atividade física todos os dias? Ah, sim: ter o privilégio de dormir oito horas por noite.
Bom, isso tudo faz parte. Mas, você sabia que a decoração de um ambiente também influencia na sua qualidade de vida?
Claro, se você costuma frequentar um ambiente com uma decoração caótica e bagunçada, pode ter sentimentos conflitantes. Mas, talvez você se sinta muito bem em um ambiente organizado, harmonioso e funcional.
Por isso, se você está pensando em comprar um imóvel, é super importante também pensar na decoração para que o seu dia a dia ali seja agradável e contribua para o seu bem-estar.
Mas, qual decoração combina com você?
Bom, se você não sabe, é hora de conhecer seis estilos de decoração para entender qual combina mais com a sua personalidade e vai te trazer mais qualidade de vida.
Continue a leitura e confira!
QUAIS ESTILOS DE DECORAÇÃO MAIS COMBINAM COM VOCÊ?
CLÁSSICA
Entre todos os estilos de decoração existentes, este é o mais conhecido e que nunca sai de moda.
Por ter inspiração na arquitetura de castelos e propriedades de nobres dos séculos passados, a decoração clássica é ideal para imóveis amplos, pois ela preza muito por sofisticação e elegância.
Exatamente por isso, ela conta com móveis grandes como lustres e estantes ou tecidos pesados nas cortinas e sofás.
O destaque do estilo clássico é o requinte do ambiente. Geralmente, as cores mais usadas são neutras, como bege e branco.
É uma decoração que tende a ser mais formal, simétrica e faz muito uso de materiais refinados, e também confortáveis.
MODERNA
Ao pensar em decoração moderna, você logo imagina um ambiente futurista?
Então, vamos desfazer esse pensamento, hein. Já adiantamos que um caso não tem nada a ver com o outro.
Apesar de ser moderna, esse é um dos estilos de decoração mais antigos, surgindo por volta da primeira metade do século XX. Foi criado, exatamente, para ser um contraponto à decoração clássica.
Por isso, a decoração moderna prega a simplicidade e dá ênfase nas linhas retas horizontais, verticais e diagonais, além das curvas que podem ser inseridas de forma pontual.
Todo o design é pensado para ser simples e funcional, com uso de itens realmente úteis e que ofereçam uma função ao ambiente, além de fazer parte da decoração.
Toda a inspiração da decoração moderna vem do modernismo, um movimento artístico, intelectual e filosófico que ficou famoso no Brasil durante a Semana de Arte Moderna de 1922.
No estilo moderno, o ambiente costuma ser clean e sofisticado, com cores equilibradas e harmoniosas, e itens decorativos chiques e modernos.
O segredo é investir em uma decoração neutra, mas que traga alguns destaques, como uma cor vibrante em um quadro.
O uso da madeira nos acabamentos e nos móveis também oferece elegância e aconchego. Se você caprichar na iluminação, o ambiente pode ficar ainda mais valorizado.
CONTEMPORÂNEO
Procurando uma decoração que seja nova e atual? Então, a decoração contemporânea é a certa para você!
Isso porque, segundo especialistas, a decoração contemporânea reflete os anseios sociais e desejos do presente.
Entre os estilos de decoração mais conhecidos, o contemporâneo é o que privilegia linhas limpas e formas fortes, com uma diretriz mais minimalista e bastante presença da cor branca. Apesar de isso não ser uma regra, é uma possibilidade de experimentação do design.
É um estilo em constante transformação, pois está mais conectado às tendências atuais.
Suas principais características são:
- Espaços abertos
- Superfícies lisas e mobiliário funcional
- Mobiliário escultural, com linhas e curvas orgânicas
- Paleta de cores neutra, com destaque para o uso do branco, bege, preto e cinza
- Tecnologia de ponta, com itens que ofereçam praticidade e modernidade ao ambiente
MINIMALISTA
Você também é do time “menos é mais”?
Esse é o conceito que define o minimalismo, um dos estilos de decoração onde o exagero é proibido.
No minimalismo, tudo é orientado pela funcionalidade. Por isso, móveis multifuncionais são uma ótima pedida!
Nas cores, aposte no neutro: branco, preto, cinza e bege. Como o ambiente tem poucos elementos, é primordial que tudo esteja bem organizado e limpo, para não evidenciar nada que estiver fora de ordem.
Mas, não pense que o minimalismo é sinal de privação sensorial ou limpeza constante. É uma questão de propósito: não priorizar o consumismo e o gasto com objetos supérfluos, mas privilegiar um ambiente funcional, onde tudo faça sentido.
INDUSTRIAL
Dos estilos de decoração citados, o Industrial é um que pode ser bem aproveitado devido ao espaço aberto que privilegia.
Esse estilo ficou conhecido na década de 70 na cidade norte-americana de Nova York, quando alguns galpões e fábricas antigas foram transformadas em lofts.
As principais características da decoração industrial são:
- Parede com tijolos aparentes
- Piso e parede de cimento queimado
- Móveis metalizados, simples e robustos
- Tubulações à mostra no teto e nas paredes
- Cores sóbrias e neutras, como preto e cinza
Outra característica marcante é o apreço pelo desenvolvimento sustentável, com diminuição de gastos e reaproveitamento de materiais.
RETRÔ
A decoração retrô é vibrante, autêntica e ideal para quem vive dizendo que tem “uma alma antiga”.
Assim, você pode viver no presente e aproveitar o passado porque o retrô é um dos estilos de decoração com um aspecto peculiar: usa a tecnologia e itens atuais, mas aproveita o design de décadas passadas como inspiração para decorar um ambiente.
É o combo perfeito: nostalgia para ter conforto e tecnologia para ter praticidade.
Os principais aspectos da decoração retrô são:
- Cores vibrantes
- Placas decorativas
- Móveis com pés palito
- Objetos de memória afetiva
- Papéis de parede florais ou geométricos
SAIBA MAIS -> 18 tipos de estampas, revestimentos e molduras para a decoração da casa
Agora que você já sabe os principais estilos de decoração, confira oito motivos para adquirir um apartamento na planta. Assim, você poderá personalizar o seu imóvel do zero, de acordo com os seus gostos e preferências.